Return to flip book view

Luna e o Sonho de uma Cidade Sustentável

Page 1

Luna e o Sonho de umaCidade SustentávelY A S M I M S O P H I AA N A J Ú L I A N A T A L Y M I R A N D A J U L I A N A M O R A I S D A N I E L L E P E R E I R A

Page 2

Em uma cidade encantadorachamada Murici, onde o rioserpenteava entre as árvorese a natureza era repleta devida, vivia Luna, uma meninacheia de curiosidade ecoragem, sempre pronta paranovas aventuras.

Page 3

Page 4

Certo dia, enquanto exploravaos segredos da floresta próximaà cidade, Luna descobriu umafábrica abandonada, escondidaentre as árvores.

Page 5

Page 6

Intrigada, Luna e seus amigosadentraram a fábrica eencontraram um antigo laboratóriode chicletes. Lá, descobriram umareceita especial para chicletes demarshmallow.

Page 7

Page 8

Enquanto exploravam a fábrica,depararam-se com registrosantigos que falavam sobre osimpactos negativos dos chicletestradicionais no meio ambiente.

Page 9

Page 10

Infelizmente, a fábrica forafechada, pois a receita dochiclete de marshmallow nãofuncionou. Muita gente não sabe,mas a maioria dos chicletesvendidos no mundo leva até cincoanos para se degradar nanatureza.

Page 11

Page 12

O S O N H O D E L U N A E R AT R A N S F O R M A R M U R I C IN U M A C I D A D E O N D E AN A T U R E Z A F O S S EP R O T E G I D A ER E S P E I T A D A P O RT O D O S !

Page 13

Page 14

A F I N A L , M U R I C IA B R I G A V A O M A I O RF R A G M E N T O D E M A T AA T L Â N T I C A D O E S T A D OD E A L A G O A S , AV E G E T A Ç Ã O M A I SD E V A S T A D A D O B R A S I LE P R E C I S A S E RP R O T E G I D A !

Page 15

Page 16

N E S S A F L O R E S T AÚ N I C A , O P Á S S A R OS U R U C U Á - D E - M U R I C IE N C O N T R A V A S E U L A R ,S E N D O U M A E S P É C I EE X C L U S I V A D AR E G I Ã O . Q U E ,I G U A L M E N T E A M A T AA T L Â N T I C A E S T ÁA M E A Ç A D O D EE X T I N Ç Ã O

Page 17

Page 18

L U N A E S E U S A M I G O SC O M P R E E N D I A M Q U EP R E S E R V A R E S S EA M B I E N T E E R AC R U C I A L N Ã O A P E N A SP A R A P R O T E G E R A SC R I A T U R A S Q U E A L IH A B I T A V A M , M A ST A M B É M P A R AG A R A N T I R U M F U T U R OS U S T E N T Á V E L P A R A ON O S S O P L A N E T A .

Page 19

Page 20

Determinados a fazer a diferença,Luna e seus amigos iniciaram umacampanha para conscientizar ascrianças da cidade sobre osproblemas causados peloschicletes.

Page 21

Page 22

Distribuíram panfletos pelasescolas, compartilhandoinformações sobre o descartecorreto dos chicletes e resíduossólidos de forma geral.

Page 23

Page 24

Luna e seus amigos perceberam que,juntos, podiam fazer grandescoisas. Cada criança que aprendiacom eles a importância de sedescartar corretamente não só ochiclete, mas também os resíduossólidos, representava um passo emdireção a um mundo maissustentável e consciente.

Page 25

Page 26

Eles aprenderam que pequenasações podem fazer uma grandediferença, e que cuidar do meioambiente é responsabilidade detodos.

Page 27

Page 28

Assim, o sol se pôs sobre Murici,uma cidade onde a amizade e ocuidado com a naturezacaminham juntos para um futuromelhor. Se junte a causa de lunae seus amigos, e proteja o meioambiente

Page 29

Page 30

AUTORAS:INSTITUTO FEDERal de alagoas -campus murici

Page 31

nataly mirandaPossui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e emFarmácia pela UFAL) e Universidade do Porto - Portugal (UP), com experiência na área deCiência e Tecnologia de Alimentos. Possui mestrado em Nutrição (Análise de Alimentos eSegurança Alimentar) e Doutorado em Materiais pela UFAL . Atualmente, é Professora EBTT doInstituto Federal de Alagoas campus Murici e concluiu doutorado em Ciência dos Materiaispela UFAL, trabalhando com técnicas de microencapsulação de própolis vermelha deAlagoas, microbiologia, caracterização físico-química e desenvolvimento de filmesbiopoliméricos. Danielle PereiraPossui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federalde Alagoas e Universidade Federal de Pernambuco. é professora (DE) do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), onde leciona nos cursos Técnicos deAgroindústria e Agroecologia. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora do curso de pós-graduação em Metodologias Aplicadas no Ensino de Ciências e Matemática. Sua experiênciaabrange Bioquímica de Macromoléculas, Microbiologia Aplicada e Estratégias Didáticas parao Ensino de Ciências Biológicas.juliana morais Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, graduação emTecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.Mestrado em Nutrição pela ufal. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Ufpb. Eainda, é professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici. Especialista emDocência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES) e em Tecnologias Educacionais eEducação a Distância (IFRN). Tem experiência em Educação Profissional e área deMicrobiologia.ana júlia Me chamo Ana Julia de Almeida Gonçalves, tenho 17 anos e sou discente do campusMurici, sou extensionista e tenho uma afinidade maior pras ações que envolvemcrianças.Yasmim SophiaMe chamo Yasmim Sophia timóteo da Silva, tenho 16 anos e atualmente sou discentedo instituto federal de alagoas - campus murici. sou bolsista pibic jr (fapeal) eparticipante da 2° edição da sinpete (ufal).